Uma ceia mais leve

26/12/14 09:38
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Uma ceia mais leve

Em época de festas de final de ano, muitas pessoas preferem evitar a ceia para manter a forma e continuar com o regime do começo do mês. Outros, já adiantados, realizam uma dieta nos meses anteriores apenas para poderem comer à vontade na ceia. Afinal, é possível se controlar no mais tradicional banquete do ano? 

Para a nutricionista da ABIMA, Alessandra Godoy, é possível aproveitar a ceia com muito sabor sem perder o equilíbrio. “Basta investir nos três principais grupos de alimentos: carboidratos, proteínas e vegetais, para que a refeição esteja completa”, diz ela. 

Como dica, as preparações principais podem estar enriquecidas com frutas e verduras como, por exemplo, uvas passas, cenoura ralada na farofa e abacaxi, manga e pêssego com as carnes. Alessandra também sugere para incluir uma salada de folhas de entrada e, além do doce, oferecer a fruta como sobremesa. Frutas como uva, ameixa, cereja, lichia, pêssego e abacaxi harmonizam muito bem com a data. 

“De forma geral não existem alimentos que devem ser evitados, mas sim, consumidos de forma moderada. Por exemplo, é amante de panetone? Inclua uma fatia fina no café da manhã, acompanhado de uma bebida leve e uma fruta”, completa a nutricionista. 

No caso da ceia ser muito tarde, é recomendável que se procure fazer um lanchinho saudável antes de sair de casa. É essencial enganar o organismo nos dias que as festas começam tarde, incluindo na dieta alimentos com baixa caloria, como gelatina, iogurte, sopas light, vegetais em palitos com molho de iogurte, entre outros. 

O excesso de alimentos, em qualquer ocasião, pode causar desconforto abdominal, gases, cólicas, diarreias e até vômitos. Para as pessoas com refluxo, uma alimentação em grande quantidade não é indicada, principalmente próxima ao momento de se deitar. 

A seguir, a nutricionista lista uma série de dicas que podem ajudar no dia da ceia: 

- Não repita o prato! Comece pela salada, e cuidado com itens adicionais como queijos, quiches, frutas secas. Inclua o mínimo de extras, e depois foque em um prato quente. 

- Geralmente as sobremesas são tão calóricas quanto uma refeição. Mas nesta época há muitas frutas em destaque. Invista em ameixas, nectarinas e uvas. Ou renove os morangos com um spray de chantilly light. 

- Não serão uma ou duas refeições mais calóricas que irão aumentar seu peso ou prejudicar sua saúde. O organismo sabe compensar os deslizes ocasionais. O excesso contínuo, por outro lado, pode ser desastroso, por isso, vale a pena ficar atento para manter um cardápio saudável nas semanas que antecedem o natal e naquelas que seguem após as festas de final de ano. 

- O importante é comer de forma moderada e sem culpa. Planejando os momentos que o consumo de alimentos será maior que o habitual é possível aproveitar a refeição e dividir este momento com pessoas tão queridas sem se preocupar com a balança. 

- Lembre-se também de ficar de olho no consumo de bebidas alcoólicas e limite a quantidade de álcool! As bebidas alcoólicas também contêm calorias. Use-os com moderação para não levar a um excesso de peso. 

- Depois que passar a época das festas, lembre-se de retornar um cardápio divertido que inclua alimentos frescos e saudáveis como frutas, hortaliças, alimentos integrais e carnes magras. 

- Não se esqueça de praticar atividade física para ajudar a manter a boa forma física e a disposição durante todo o ano. 

- A Ceia de Natal é um momento gostoso para ser compartilhado com pessoas que gostamos. Aproveite este momento para cozinhar, observar o que você está comendo, saborear os alimentos preferidos e celebrar!



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas