5 dicas para turbinar a memória

16/10/14 09:00
 
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5 dicas para turbinar a memória

Estresse, falta de sono, ansiedade e até mesmo a rotina são hábitos e comportamentos que podem interferir diretamente no funcionamento do cérebro e, consequentemente, na performance intelectual. De acordo com o neurologista da USP, Leandro Teles, o funcionamento cerebral não é linear e, “como todo sistema complexo, ele é sujeito a falhas e imperfeições, cabe a cada um reconhecer na sua vida os determinantes da baixa de eficiência, tornando o sistema mas seguro, competente e confiável”. 

O especialista cita motivos como o sedentarismo, a desorganização e aos vícios e alimentação também e afetam os processos de atenção, memória, estratégia, controle emocional e vários outros aspectos da, além da memória. Neste sentido, Teles também explica que existem diversas dicas que podem turbinar a memória, além de auxiliar na criatividade, na concentração, e de auxiliar em micro e macro decisões da vida. Confira as dicas: 

1- Descanse o suficiente: não dá para imaginar atividade cerebral de alto nível sem descanso. O sono deve ser profundo, duradouro e reparador, pois é durante este período que as memórias do dia anterior se consolidam, ocorre organização do raciocínio, o cérebro exercita criatividade e libera uma série de hormônios que modulam a reparação de tecidos levando a maior longevidade e qualidade de vida. Dê atenção total ao seu sono e seu descanso de modo geral. Nada de ficar sem férias e não curtir seus finais de semana; 

2- Alimente-se melhor:
a relação entre alimentação e funções cerebrais superiores é intensa e complexa. Nosso sistema nervoso é sensível à alimentação muito calórica, rica em gordura de má qualidade (como a gordura saturada, de fontes animais) e em grandes porções. A dica é comer pequenas porções, várias vezes ao dia, alimentos de fácil digestão, bastante líquido, priorizando verduras, legumes, grãos, carnes magras e frutas; 

3- Organize seu tempo:
o erro mais comum de quem reclama de lapsos de memória, dificuldade de concentração e taxa alta de erros no trabalho, é o gerenciamento do tempo. Faça uma coisa de cada vez, resolva os problemas, tente não empurrar com a barriga para as coisas não acumularem. Tente fugir do trânsito, delegar mais afazeres aos outros (cercando-se de pessoas competentes), se desconectar do celular e redes sociais quando isso for possível e necessário, enfim… procure mergulhar no problema atual e resolvê-lo com competência, sem competição de estímulos e sobrecarga neurológica; 

4- Controle o nível de ansiedade e estresse:
a ansiedade acelera a tomada de decisões e nubla a visão dos determinantes do problema. O estresse constante libera adrenalina e cortisol no sangue, o que também não é favorável ao bom funcionamento do cérebro, do sistema imunológico e do cardiovascular. Ele gera irritabilidade, insônia, cansaço mental, franca dificuldade na atenção, raciocínio lógico sequencial, criação e memorização. Para combater a ansiedade e o estresse procure identificar e solucionar seus determinantes, praticar atividades físicas regulares e procurar ajuda médica especializada; 

5- Exercite seu cérebro: esse é um item fundamental. Busque atividade intelectual constantemente, tire seu cérebro da zona de conforto, altere caminhos, aprenda idiomas, esportes, instrumentos, etc… Abasteça seu cérebro com novas experiências, faça planos, trace metas, corra atrás delas e faça atividades lúdicas que fortaleçam o raciocínio, a linguagem, a memorização e a concentração. Monte quebra-cabeças, jogue xadrez, cartas e faça palavras-cruzadas, por exemplo. Converse com pessoas inteligentes, exercite seu senso de humor e vida intensamente. O cérebro precisa de desafios, ser surpreendido, ser exposto a experiências e sensações diferentes, o tédio, a falta de perspectiva, a inércia cognitiva e a acomodação são os maiores responsáveis pela inaptidão intelectual.



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