Como se comunicar melhor?

28/07/15 10:09
 
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Como se comunicar melhor?

A comunicação é um artifício importante para as empresas, mas que nem sempre é aproveitado da maneira correta. Uma boa comunicação diária traz uma série de vantagens para as companhias e consequentemente aos seus líderes, como produtividade, bom desempenho e prevenção de falhas. 

De acordo com o personal coach Emerson Cruz, a comunicação interna deve começar com os funcionários. Ele afirma que a abordagem de um líder junto à sua equipe deve ser feita de maneira clara, objetiva e de fácil entendimento, sendo ela verbal ou escrita, para que não haja ruídos que possam impactar de forma negativa no resultado esperado. 

“A comunicação é o tópico mais importante na vida de qualquer ser humano. Só por meio dela que é possível alcançar todos os objetivos. A pessoa pode ser um excelente técnico, um ótimo marido ou esposa, mas se não tiver uma boa comunicação, não vai conseguir se relacionar com as pessoas”, explica o profissional. 

Para as empresas que querem se otimizar na forma de comunicar, os processos de transmissão das mensagens dentro das empresas devem ser investidos em especializações, como cursos de PNL (Programação Neurolinguística). 

Cruz diz que todas as pessoas têm um Sistema Preferencial Dominante de pensar, e que se antes de se comunicar tivessem a habilidade de perceber como os outros pensam, acabaria ficando muito mais fácil fazer uma abordagem que causasse empatia imediata. 

Comunicação e Relacionamento são itens fundamentais para o sucesso em qualquer empreitada. Por isso, é importante apostar neles e evitar diversos problemas, como falta de entendimento de processos, prazos, objetivos, ruídos dentro das equipes, conflitos, entre outros”, defende o coach. 

COMUNICANDO-SE EM OUTRAS ÁREAS 

Os líderes precisam entender ainda que não basta ser comunicativo apenas com a equipe de funcionários. Outras áreas como os fornecedores, os clientes e até mesmo a concorrência precisam de atenção e cuidados específicos. 

No caso dos clientes, por exemplo, Cruz ressalta que é preciso ter uma comunicação excelente, com toda clareza possível, para que não haja desentendimentos que possam causar problemas futuros. “A comunicação escrita funciona muito bem, quando feita de acordo com os objetivos, prazos ou qualquer tipo de trato feito verbalmente, e é eficaz com a clientela”, sugere ele. 

Já quanto à concorrência, o coach diz que a comunicação precisa ser tratada de uma forma clara, objetiva e de fácil entendimento também, buscando sempre identificar ou antever as melhores práticas que a sua concorrência tem utilizado no mercado, e posteriormente, tentar sempre superá-las.



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