Saiba como agir quando tentam “puxar seu tapete”

28/04/15 08:00
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Saiba como agir quando tentam “puxar seu tapete”

Um ambiente de trabalho cooperativo e com colegas que formem um time para desenvolver as metas da empresa são dois aspectos essenciais para aprimorar a produtividade da empresa. 

No entanto, em muitas situações a relação entre colegas de trabalho pode não ser muito boa, especialmente quando um tenta “puxar o tapete” do outro. Infelizmente, esse tipo de profissional está presente nos mais diversos segmentos e locais de atuação. 

De acordo com a diretora de projetos da empresa Outliers Careers, Madalena Feliciano, em muitos casos, a vontade de prejudicar um colega de trabalho pode surgir da inveja ao perceber, por exemplo, que um colega sai melhor nas atividades do dia a dia, bate metas com mais facilidade e tem um bom relacionamento com os clientes. "No mercado imobiliário, é comum casos como este, em que a facilidade de se comunicar com um cliente e efetuar a venda, por exemplo, podem causar um sentimento de irritação no colega ao lado, que não possui as mesmas características", explica. 

Apesar de ser difícil, algumas dicas podem auxiliar na identificação de uma pessoa que planeja sempre prejudicar os colegas de trabalho com atitudes negativas. Madalena algumas cita atitudes que podem ser tomadas, a fim de evitar ser prejudicado em situações comuns que acontecem quando alguém tenta "puxar seu tapete". Confira:

Quando roubam seu crédito, apresentando sua ideia como se fosse autoria de outros: Para se prevenir contra esse tipo de situação, a coisa mais segura a se fazer é enviar e-mails que falam sobre seu projeto em cópia a outros, inclusive para o chefe. Madalena orienta evitar "cópia oculta", pois mostra que você está fazendo as coisas de maneira correta. "Caso alguém tenha roubado seu trabalho ou ideia, faça perguntas, por exemplo, a seu chefe, de maneira que ele se questione sobre a real autoria do projeto. Em uma apresentação, ainda é possível falar na frente de todos, de maneira calma, por que seu colega está tomando para si o crédito", explica Madalena.

Quando falam mal de você: Falar diretamente com a pessoa é o melhor a se fazer, para procurar entender por que a pessoa está tendo este tipo de atitude, se foi algo que você possa ter feito sem querer, etc. "Outras atitudes, como falar para seu chefe, ou devolver na mesma moeda, passam a imagem de imaturidade", pontua.

Quando tentam excluí-lo de projetos: Nesse caso, o melhor a fazer é puxar a pessoa de lado, seja em um café ou almoço, e perguntar o que houve, e por que você não participará do projeto. "Às vezes, existe uma boa razão pra isso, mas nossa cabeça não consegue percebê-la, e fica imaginando coisas que não existem", pondera a coach.

Quando tentam passar por cima de você: Neste caso, o comum é a pessoa inventar coisas como, por exemplo, que tentou entrar em contato para pedir uma opinião sobre um projeto, ou convidou-o para participar de algo, mas você recusou. "Nesta situação, comece a questionar, o colega, na frente dos outros integrantes da equipe, mostrando que você realmente se interessa pelo assunto, mas está faltando integridade por parte dele", finaliza Madalena.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas