Tornando-se um gestor de sucesso

30/12/14 08:30
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Tornando-se um gestor de sucesso

Ser um gestor de sucesso pode ser mais difícil do que parece. Grande parte dos que um dia sonham em se tornar um profissional respeitável sabe que o caminho é longo e árduo. Por isso, é importante se focar em características para que o sucesso seja fruto do trabalho.

Apesar de não existir nenhuma receita ou fórmula que indique os passos para se tornar um gestor susceptível, o sócio da Search Consultoria em RH, Célio Pinto, aponta que algumas características se destacam ao decorrer do processo.

Entre elas, a imagem positiva deve ser levada em conta como prioridade. Apenas possui sucesso quem é bem visto pelos colaboradores. Em segundo lugar, a humildade de aprender e se relacionar, incluindo um “baixo índice de ego”.

“Os maiores erros de quem quer se tornar um gestor de sucesso são a soberba e o ego inflado. Cometemos vários erros, mas aprender com eles é ser sábio. É quando o erro passa a ser aprendizado”, comenta Pinto.

Outro ponto fundamental para se tornar um profissional bem sucedido é o fato de compartilhar seu aprendizado com outros funcionários, que um dia também podem virar grandes gestores.

“Um gestor humilde com certeza sabe entender o perfil individual de cada membro de sua equipe e, com um forte princípio de respeito, compartilhará seu conhecimento com a maior facilidade”, explica o sócio da Search.

RESILIÊNCIA E RESULTADOS

Uma das qualidades mais notadas em um profissional de sucesso é a resiliência, que está associada à capacidade de retomar ao estado normal de conforto logo após uma crise. Pinto diz que ao estar à frente de uma equipe na posição de liderança, o gestor precisa estar preparado para lidar com as mais diversas situações possíveis e impossíveis.

“Quanto maior a resiliência, maior a capacidade de raciocínio e superação dos desvios. É por meio dela que se pode retomar o controle, evitando atitudes tempestivas”, adverte ele.

Com isso, o gestor de sucesso traz inúmeras vantagens ao ambiente de trabalho. “O sucesso de uma equipe depende de equilíbrio e para lidar com pessoas, é necessário ter bons líderes. Se um líder não tiver clareza, humildade e respeito, não terá sucesso. Os bons resultados vêm somente quando se oferece algo diferente”.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas