5 sinais de que as finanças estão saindo da linha

20/03/14 10:13
 
Imprimir esta pagina
Texto 
5 sinais de que as finanças estão saindo da linha

Diferentemente do que muitos pensam, ter dinheiro em caixa não significa, necessariamente, que uma empresa está com as finanças em dia. Muitos outros fatores, que às vezes não estão atrelados à área financeira do negócio, podem sinalizar que algo não está bem financeiramente.
De acordo com o sócio diretor da iSetor, Erick Krulikowski, o maior erro dos empresários é achar que por ter saldo em caixa a empresa está em uma situação confortável. “Não manter uma atualização constante de todos os dados da empresa pode, inclusive, levar uma empresa à falência. Principalmente quando falamos de pequenas empresas”, comenta
De acordo com o executivo, é possível minimizar erros e manter as finanças em dia já que os sinais de uma gestão equivocada aparecem na análise de outros aspectos:
- Custos incompatíveis com as vendas;
- Diferenças entre o prazo de recebimento e o de pagamento;
- Não está gerando lucro;
- Despesas administrativas altas;
- Distribuição de lucros com valores incompatíveis.
Krulikowski comenta que para manter o controle dessas variáveis, as empresas devem fazer um Demonstrativo de Resultados, com dados detalhados de todos os gastos da empresa. O DRE pode ser dividido em três partes, levando em consideração a receita (tudo o que foi vendido menos o valor do imposto); o custo (qual foi o valor gasto com o produto ou serviço vendido pela empresa) e por fim a despesa (que inclui desde gastos administrativos até a distribuição de lucros).
O ideal é que esse documento seja atualizado constantemente. O sócio-diretor acredita que uma análise mensal é importante para manter um controle, mas a cada trimestre e semestre, a empresa deve realizar diagnósticos mais detalhados com os números acumulados. “Essa medida possibilita a tomada de medidas antes que a situação financeira do negócio chegue ao ponto de quebrar”, finaliza Krulikowski.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas