Conheça o coaching corporativo

05/10/15 09:48
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Conheça o coaching corporativo

Você provavelmente já ouviu falar sobre o coaching. O processo de desenvolvimento humana reúne diversas ferramentas e técnicas para fazer com que uma pessoa aprimore e descubra novas competências por meio do autoconhecimento. 

No mercado estão disponíveis diversos tipos de coaching, partindo do profissional, esportivo, de imagem, vendas, profissional e muitos outros. Mas uma vertente do coaching que vem ganhando espaço nas empresas é o corporativo, conhecido também como in company.
Esse é o tipo de trabalho é desenvolvido em grupos e equipes. Segundo o presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), José Roberto Marques, nessa modalidade se trabalha em grupo os objetivos únicos de todos os membros da equipe. 

“O autoconhecimento é uma das premissas do coaching, sendo que ele é o norteador das decisões, ações e resultado de pessoas, consequentemente das empresas. E o Coaching é um conjunto de competências, ferramentas e princípios que fornece recursos para o alcance de resultados extraordinários”, explica Marques. 

“No Coaching em grupo trabalhamos objetivos e necessidades individuais, mas com sessões em grupo. O Coaching Group pode ser utilizado como follow-up para garantir novos comportamentos ou competências após uma capacitação ou treinamento”, explica o presidente do IBC. 

No caso específico de pequenas e médias empresas, a capacitação de gestores com ferramentas e competências específicas do coaching são ações que possibilitam a criação de uma cultura empresarial pautada na metodologia de desenvolvimento de competências. 

“Observando o mercado e os trabalhos desenvolvidos pelo IBC, acredito que o coaching tem contribuído com a nova dinâmica, onde empresas e profissionais devem se reinventar para driblar a crise. Falo isso no sentido de gerar oportunidade meio a um cenário instável, onde trabalhar o recurso humano é a base da manutenção e crescimento das empresas”, acrescenta Marques.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas