10 dicas para conquistar negócios no mundo digital

13/11/15 10:00
 
Imprimir esta pagina
Texto 
10 dicas para conquistar negócios no mundo digital

A tecnologia e a internet estão há um bom tempo na vida das pessoas. Mesmo assim, muitas empresas começam a se aventurar apenas agora nesse mundo relativamente novo e tão cheio de possibilidades para negócios. 

É preciso lembrar que a presença das empresas online já é um fato consolidado, mas conquistar clientes e negócios pelo mundo digital requer alguns cuidados específicos para fazer com que a marca se destaque entre as milhares de opções disponíveis no mercado. Segundo Camila Porto, especialista em internet marketing, um dos problemas é que muitas empresas continuam utilizando o Facebook, por exemplo, apenas como vitrine dos produtos. “Muitos só partem para a presença online, sem estratégias, apenas porque isso se tornou obrigatório”, alerta. 

No entanto, é possível que qualquer empresa aumente suas vendas e encontre novas oportunidades de negócios através da presença nas redes sociais, relacionando-se com seu público e produzindo conteúdo que faça diferença. A especialista traz dez dicas para fechar negócios através das redes sociais:

Comece pelo Google e Facebook 

Como praticamente todos os usuários estão presentes no Facebook e no Google diariamente, se posicionar nestes espaços é o primeiro passo. Uma página no Facebook e um bom posicionamento no Google são praticamente obrigatórios. Junto a isso, a empresa deve analisar em que outras redes sociais pode se posicionar. O ponto de partida é saber onde seu público está. 

Conheça seu público 

Para que a empresa saiba onde está seu público-alvo, ela precisa conhecê-lo bem. Para isso, é necessário fazer pesquisas, buscar informações com os consumidores, e estudar como eles atuam nas redes. Mesmo que um negócio tenha um mercado amplo, definir os grupos de clientes e as demandas de cada é um exercício que precisa ser feito por qualquer empreendedor. Assim que o público for conhecido, é preciso definir os objetivos da empresa, para saber o que se espera das mídias sociais. 

Relacione-se com as pessoas 

Ninguém entra nas outras redes sociais para comprar, as pessoas buscam interagir. Portanto, o relacionamento e a conexão com os clientes são os pontos fortes da rede social, e por isso deve-se apostar no conteúdo e na interação. As empresas precisam entender que o Facebook é uma grande conversa. 

Valorize o ROI e o ROE 

Quem investe em anúncio nas redes sociais e no Google sabe que é necessário fazer determinados cálculos para analisar a campanha. O ROI (Return Over Investment) é o retorno em vendas a partir do investimento feito, e exige alguns conhecimentos técnicos, como o de taxas de cliques e Google Analytics. No entanto, também é importante o ROE (Retorno Sobre Engajamento) que se propõe a calcular o investimento em posicionamento de marca, por exemplo. Não é fácil calcular o retorno para este tipo de investimento, mas há formas de fazer isso, como avaliar quanto vale cada fã no Facebook, por exemplo. 

Tome cuidado com as promoções 

Muitas marcas gostam de promover ações e campanhas no Facebook para conquistar engajamento: concursos culturais, por exemplo, costumam ser boas ideias. No entanto, ao mesmo tempo em que o Facebook facilitou a criação de ações, algumas exigências do governo criaram novas regras, deixando as promoções e concursos mais burocráticos. Na hora de fazer a sua campanha, é bom lembrar que não podemos extrair IDs de usuários sem autorização. 

Forme leads: isso funciona com todas as empresas! 

Todas as empresas podem usar as redes sociais para formar leads, independente do tipo de produto ou serviço oferecido. Leads são contatos de possíveis clientes, que de alguma forma se interessam pela marca. Portanto, se o empreendedor quer atingir um público mais específico, ele pode usar as estratégias de redes sociais para esse objetivo. Usar os anúncios para encontrar clientes em potencial é um bom caminho, pois as redes sociais funcionam como ferramentas para se vender todo tipo de produto ou serviço. Com a capacidade de segmentação de campanhas, por exemplo, sempre é possível encontrar pessoas e possíveis clientes. 

Busque engajamento sempre 

Algumas empresas podem ter dificuldade de conquistar engajamento do público. É necessário testar diversos tipos de conteúdo até encontrar a forma correta de atingir o público de uma marca. Outra forma é usar anúncios para impactar mais pessoas e retomar o engajamento, pois é importante fazer com que os fãs interajam e participem. 

Não separe o mundo online do off-line 

Embora as vendas online sejam um foco importante para muitos empreendedores, as ações e o conteúdo da empresa não precisam estar voltados apenas para que o cliente venda pelo site. Muitas das ações nas redes sociais podem se converter em vendas fora da web. Hoje, com os celulares, o Facebook e a internet estão em todos os lugares, não existe mais o mundo online ou off-line. 

Valorize qualquer retorno positivo 

Todo investidor quer aplicar o mínimo e receber os maiores resultados possíveis. Nas redes sociais, no entanto, qualquer retorno positivo deve ser comemorado: não há uma regra de qual a porcentagem de retorno exata, já que ela pode variar conforme cada segmento. Uma campanha que gere retorno positivo já é um sucesso, por exemplo. 

Transforme o negativo em positivo 

Quem está nas redes sociais deve estar preparado para as reclamações e os comentários negativos. Mesmo assim, com atendimento correto, um feedback negativo pode se tornar em um cliente satisfeito. Com diálogo, é possível entender a situação e transformar uma experiência negativa em algo positivo.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas