Como funcionam as rodadas de negócios?

30/09/15 09:27
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Como funcionam as rodadas de negócios?

Você já ouviu falar em rodada de negócios? Este método que vem ganhando cada vez mais força no Brasil, consiste na forma pela qual empresas compradoras e vendedoras estabelecem contatos, visando uma geração de negócios onde as vendedoras apresentam suas ofertas para suprir as demandas das compradoras. 

As rodadas de negócios também têm como objetivo reunir empresas de vários segmentos e portes para criar novas oportunidades de negócios exclusivos, aproximando-as fortalecendo o associativismo. De acordo com o diretor de Produtos, Serviços e Negócios da CIESP, José Henrique Toledo Corrêa, planejar este encontro requer tempo e estratégia. 

“Quando vi há 22 anos a minha primeira rodada de negócios, não tinha noção do que era. 500 mesas com empresas sendo representadas e pessoas se agendando a todo momento para business meetings, era algo inacreditável. Depois de dois anos, fiz com que a CIESP passasse a agendar os encontros anualmente, e desde então, só obtivemos benefícios”, conta ele. 

Dentre as vantagens que as empresas compradoras possuem ao participar de rodadas de negócios, estão o conhecimento de novos fornecedores, uma maior variedade de opções, facilidade na hora da compra e do acordo e descoberta de produtos inovadores que podem otimizar o dia a dia da companhia. 

Já para as empresas vendedoras, a relação custo-benefício cresce, a possibilidade de encontrar potenciais compradores aumenta e a comunicação com o cliente final se torna mais dinâmica e direta. 

O ambiente de uma rodada de negócios é propício a acordos duradouros. Além disso, quem participa dos encontros aprende coisas novas, que podem ser usadas no dia a dia das organizações, gerando negócios em uma época tão ávida por desenvolvimento”, ressalta Corrêa. 

Perguntas e Respostas sobre Rodadas de Negócios 

Qualquer um pode participar da rodada?

Sim, não há restrições para as empresas que querem entrar em uma rodada de negócios. 

Quanto tempo costuma durar o período de uma rodada habitual?

Varia em cada lugar, na CIESP, por exemplo, Corrêa afirma que a rodada é realizada em um único dia, que pode ter de 4 a 8 horas, dependendo da cidade onde está localizada. 

O que é uma empresa âncora e qual é seu papel na rodada de negócio?
Empresas âncora são grandes e médias empresas de vários segmentos da indústria e de serviços. No caso da CIESP, Corrêa explica que são convidadas e que demandam uma enorme variedade de produtos e serviços. 

Como saber se a minha cidade possui uma rodada de negócios?
Basta acompanhar as agendas da principais empresas que cediam os eventos. A CIESP, por exemplo, possui 42 sedes que recebem o evento anualmente.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas