Como o mentoring pode auxiliar as empresas

06/07/15 11:30
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Como o mentoring pode auxiliar as empresas

Estimular os funcionários de uma empresa pode ser uma tarefa bastante árdua, especialmente para os líderes. Por isso, contratar um serviço de mentoring é uma das soluções viáveis para que as organizações consigam mais produtividade e proatividade em conjunto. 

Segundo a gerente de Relações Institucionais da Endeavor Brasil, Juliana Queiroga, o serviço de mentoria permite que as empresas desafiem seus profissionais, e com isso, eles acabam se renovando para conseguir resultados ainda melhores. 

O mentoring tira a empresa da chamada zona de conforto, ela permite que a companhia entre em um mercado como um todo, e não como apenas parte dele. Isso permite uma constante atualização do trabalho interno”, afirma ela. 

É preciso salientar ainda que a companhia que quiser implementar o serviço de mentoring precisa optar por um profissional transparente, disposto a aceitar as críticas e que possa guiar a todos de um modo plausível. Além disso, qualquer empresa pode utilizar técnicas de mentoria, sem restrições, contanto que haja comprometimento dos colaboradores. 

“A mentoria é uma cultura que precisa ser implantada nas companhias, que serve como treinamento interno que capacita os líderes. E para escolher um mentor, a empresa precisa perceber algo essencial em seus candidatos: a admiração que os outros funcionários possuem nas opções. Com isso, uma escolha assertiva torna-se a chave para o sucesso na renovação da organização”, comenta Juliana. 

TEMPO E BENEFÍCIOS 

Grande parte das organizações possui dúvidas quanto o tempo necessário para incluir a mentoria no dia a dia corporativo. De acordo com a gerente de Relações Institucionais da Endeavor Brasil, a decisão cabe aos gestores, pois o serviço de mentoring pode ser ou não pontual. 

“Os mandantes devem chegar a um acordo entre si para estipular por quanto tempo o mentor estará nos planos da companhia, pode ser que seja desde o começo até o final, ou simplesmente uma pequena ajuda ao decorrer da trajetória”, afirma Juliana. 

E os benefícios do mentoring também se adequam conforme o tempo de trabalho que o mentor tem para auxiliar os funcionários e líderes. Vantagens como espírito empreendedor, atitudes próprias, e estímulo dos colaboradores, são pontos perceptíveis para quem adota o modelo. 

A experiência acumulada que um mentor tem realiza, consequentemente, um treinamento intensivo e que trata os pormenores de uma empresa. Como resultado, o processo instiga os trabalhadores para novos desafios”, conclui Juliana.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas