Consultoria em campo é opção para franqueados

14/01/15 09:29
 
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Consultoria em campo é opção para franqueados

Uma opção para quem quer empreender com especialização em gestão, mas que não possui disponibilidade de marcar as consultas com coaches, é a consultoria de campo. Diversas franquias estão adotando a técnica para se tornarem mais eficientes.

É o caso da Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana. Com um projeto de consultoria em campo, a empresa pretendia realizar uma nova proposta na área operacional. Segundo a gerente operacional da rede, Márcia Benazzi, a consultoria ajudou a melhorar a performance das lojas.

“Os resultados após a implantação foram muito positivos. Em um mês, já tivemos ganhos de aumento de ticket médio, diminuição de custos de mercadoria, redução de despesas, aumento de faturamento, melhora dos controles operacionais e maior adesão às metas estabelecidas pela rede”, explica ela.

A consultoria em campo deu tão certo, que a empresa decidiu criar uma área específica apenas para atender aos franqueados de maneira presencial. De acordo com Márcia, anteriormente a supervisão de qualidade era mesclada com a de gestão, o que ocasionava em um resultado parcial para ambos os lados. Após a separação, pôde-se notar uma melhora nos resultados.

A consultoria de campo possui vantagens que a externa acaba não trazendo aos clientes. Dentre eles, destaca-se o know how da operação da rede, que acaba realizando treinamentos e orientações específicas para o negócio.

A gerente operacional conta que é importante dizer que o consultor faz o elo entre o franqueado e franqueador, em uma relação de confiança e parceria. “Acredito ser o diferencial em relação à uma consultoria externa”, conclui.

UM MÉTODO VANTAJOSO

A consultoria de campo traz inúmeras vantagens, dentre elas, direcionar o franqueado como devem ser realizadas as vendas, qual produto deve ser estimulado para trazer melhores resultados, quais os pratos que a loja mais vende e o que pode melhorar neste ranking para elevar a margem de contribuição, entre outros.

E os clientes também tendem a ganhar com isso. Segundo Márcia, há vários pontos perceptíveis através da otimização das atividades operacionais e de marketing, como uma melhora do atendimento, padronização e comunicação visual.



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