Feiras setoriais auxiliam empreendedores

16/12/14 10:28
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Feiras setoriais auxiliam empreendedores

Nos dias atuais, constantemente é realizada uma feira setorial, seja para uma empresa de couros, cosméticos, calçados, metalúrgica, ou qualquer outro nicho. Visando aumentar a cadeia produtiva, estas feiras auxiliam empresários de diferentes setores a se desenvolverem e aumentarem a rede de relacionamentos.

O consultor do SEBRAE-SP, José Carmo Vieira de Oliveira, destaca que as vantagens de participar das feiras setoriais também se aplicam a micro e pequenos empresários. Dentre os benefícios, estão o impacto que o empresário pode causar com aumento de produção da empresa ou mesmo do setor, o fato do lugar ser ponto de encontro dos empreendedores que atuam na mesma cadeia produtiva, a possibilidade de ditar as regras para comercialização do setor e ser uma grande fonte de informação de mercado.

“Cada vez mais as feiras devem ser vistas como um espaço do trabalho rotineiro dos empreendedores, pois além de fonte de informação, são nestes espaços que muitas das coisas que impactam no setor acontecem”, conta Oliveira.

Atualmente, o Brasil já oferece diversas feiras setoriais que seguem padrões internacionais, onde empresas de outros países têm vindo participar devido às oportunidades de negócios do mercado interno.

O consultor ressalta também que a presença de empreendedores nas feiras setoriais tem se tornado cada vez estratégica para os empresários, pois além de negócios e relacionamentos que se constroem nestas oportunidades, é também o momento de perceber tendências e fazer prospecções tecnológicas e comerciais.

“A recomendação é que o empreendedor busque conhecer as feiras do seu setor por meio dos respectivos promotores. Caso queira participar como expositor, é necessário realizar uma análise criteriosa da feira, como por exemplo: se o produto é adequado para aquela feira, qual o público-alvo, há quanto tempo que a feira é realizada, concorrentes, etc.”, aconselha Oliveira.

Uma das maiores feiras setoriais da atualidade, a Feira do Empreendedor SEBRAE, terá sua 4ª edição entre 7 e 10 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, com mais de 400 expositores e estimativa de público de 85 mil visitantes. Para 2015, foram programadas diversas atividades, em diferentes espaços que serão voltados às áreas de franquias, indústria, equipamentos, agronegócios e varejo, além de consultorias, palestras e um espaço dedicado a startups.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas