Negócios digitais: o que é preciso para saber

08/05/14 09:55
 
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Negócios digitais: o que é preciso para saber

Com o desenvolvimento cada vez mais rápido dos meios digitais, os empreendedores começam a investir mais nos chamados negócios digitais. De acordo com dados do Sebrae, analisando apenas os números de e-commerce houve um aumento de 20%, entre 2005 e 2012.
Mas a grande questão ainda está por vir: é simples assim abrir e manter um negócio digital? Especialistas garantem que não.
Segundo o consultor em marketing digital, Denis Zanini, uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) revelou que 70% das lojas online brasileiras realizam apenas 10 vendas por mês, ou seja, são praticamente inoperantes.
Por esse motivo, primeiro de tudo, é preciso entender que um empreendimento digital é tão complexo quanto um empreendimento físico.
De acordo com a consultora de marketing digital, Camila Renaux, os problemas variam da alta concorrência a, até mesmo, aos conceitos inovadores que permearão o novo negócio. Por este motivo, a palavra chave para o sucesso é planejamento, ou seja, o plano de negócios. “No mundo online destaco como características importantes a orientação a resultados - tudo na web pode e deve ser medido - e o planejamento, base para o sucesso em estratégias digitais e para compreensão dos movimentos de mercado”, comenta.
No entanto, antes de qualquer decisão é preciso entender se o negócio é viável do ponto de vista mercadológico. É a partir dessa pergunta, que o empreendedor poderá começar a montar o plano de negócios e definir metas para o novo empreendimento.
Zanini comenta que existem algumas perguntas básicas que roteirizam a viabilidade do projeto:
1) Eu gosto do que vou fazer (ou qual o significado do meu negócio)?
2) O mercado em que vou atuar já está saturado?
3) Existe compradores para o produto que irei oferecer e que estarão dispostos a pagar o preço que irei cobrar?
4) Tenho dinheiro suficiente para me manter enquanto o negócio não prospera?
5) Qual é o meu Plano B se tudo der errado?
Além deste roteiro, existem também alguns cuidados que os empresários devem tomar no decorrer do projeto, como por exemplo, na escolha de uma equipe competente e que esteja alinhada com a cultura corporativa do negócio, explica Camila.
Os consultores concordam que o empreendedor digital precisa ser uma pessoa antenada e com características empreendedoras, como é o caso da liderança e da resiliência. Estar disposto a manter-se atualizado e buscar novos conhecimentos também é muito importante, uma vez que o cenário digital sofre constantes atualizações e mudanças.
Zanini finaliza dizendo que não existe fórmula milagrosa para o sucesso do empreendimento, mas é preciso paciência e saber utilizar as ferramentas que estão disponíveis no mercado. “O empreendedor digital deve ter metodologia, objetivos, persistência e muito dinheiro para investir em longo prazo. Achar que é possível manter um negócio digital investindo R$ 500 por mês é um grande equívoco”, finaliza.



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