Problemas de gestão podem atravancar o sucesso da empresa

22/01/16 09:51
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Problemas de gestão podem atravancar o sucesso da empresa

Muitas vezes há empenho, investimento, qualidade nos produtos e serviços e pessoal qualificado, mas a empresa parece que estagnou, não sai do lugar. Então é momento de refletir também sobre a forma de gestão do negócio, buscando entender e tratar os obstáculos que estão impedindo o sucesso. 

Em qualquer porte de negócio, empresários podem se deparar com problemas de ordem técnica, comportamental ou ainda circunstancial. "O sucesso de uma empresa tem obstáculos administrativos como a falta de foco no negócio, que leva a empresa a ser ineficiente no atendimento ao cliente interno e externo", explica Anderson Ozawa, especialista em Prevenção de Perdas e Gestão de Varejo. "Com isso, seu nível de serviço é ruim, o que impacta nas vendas de produtos ou serviços", completa. 

A correta gestão das pessoas também é um ponto a ser considerado, pois, são a espinha dorsal do negócio e devem ser desenvolvidas, reconhecidas para obter o engajamento e comprometimento necessários para o sucesso da empresa. 

Para superar estes problemas, Ozawa acredita que a empresa deve ter maturidade para assumir que possui pontos a melhorar e buscar soluções internas ou externas. "É importante mapear corretamente todas as questões de melhoria e assim, definir um plano de ação", aponta o especialista, que lembra ainda que toda a empresa deve se envolver neste momento de mudança, porque está intrinsicamente ligado ao plano estratégico da companhia e do rumo do seu sucesso. 

Com relação aos problemas de ordem financeira, Jerônimo Mendes, Administrador e Coach garante que fatores como a economia em baixa, a falta de controles como fluxo de caixa, capital de giro e orçamento, além da inadimplência decorrente da situação econômica do país constituem risco para qualquer empresa. "Entretanto, a mão pesada da gestão é que faz a diferença nos momentos de crise, caso contrário, nenhuma empresa sobrevive. Empresa de médio e grande porte são mais estruturadas em termos de controle, mas as empresas familiares ainda sofrem muito com isso", aponta. "A gestão de fluxo de caixa é importante para garantir a saúde financeira da empresa e evitar problemas em relação ás contas a pagar e ainda sobre dinheiro para poupar e investir", aconselha Ozawa. 

Rejane Petacci, diretora da Onodera de Niterói conta como vem gerindo a franquia para o crescimento sustentável da empresa: "Encaramos os principais desafios administrativos de forma objetiva, simples e participativa. Não se deve optar por estruturas ou soluções complexas e hierárquicas, normalmente dificultam a adesão e desmotivam a equipe". 

Um outro fator a ser considerado é o ego dos gestores, considerado pelos especialistas um dos impeditivos para o crescimento de uma organização. "Acrescentaria ainda a vaidade como agravante na evolução das pessoas que fazem gestão dos negócios. As pessoas não podem achar-se maiores do que a empresa, a ponto de passar por cima dos métodos, processos e regras que norteiam o dia a dia das empresas", garante Ozawa. Estes podem ser considerados um problema de ordem comportamental, mais complicados de lidar, pois dependem da empresa e também do colaborador. "Em geral são de ordem psíquica ou comportamentos inadequados que exigem uma análise mais profunda de cada caso em particular. Podem ser tratados, mas nem sempre solucionados", aponta Mendes. 

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso, no entanto, Mendes acredita que o segredo é uma combinação de fatores. "Quando o empreendedor ou gerente se conscientizar de que o que importa mesmo é a gestão, tudo se resolve, caso contrário, a culpa será sempre atribuída a fatores externos, o que, na maioria dos casos, não é verdade", ressalta. Já Ozawa, consegue montar uma pequena equação: "o sucesso de uma empresa depende de dois elementos principais: pessoas e processos, e de três elementos complementares: tecnologia, auditorias e indicadores. Quando estes elementos são aplicados aos negócios, associados a uma disciplina matadora na execução e uma gestão de gente voltada para meritocracia e desenvolvimento possibilita às empresas alcançar o sucesso", finaliza.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas