Escape Game treina trabalho em equipe das empresas de maneira lúdica

13/07/15 18:23
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Escape Game treina trabalho em equipe das empresas de maneira lúdica

As empresas inovadoras apostam cada vez mais em formas de estimular o trabalho em equipe por meio de problemas de lógica e gamificação. E uma das alternativas mais requisitadas por algumas companhias paulistas é o formato escape game, onde uma equipe de profissionais fica trancada durante uma hora em uma sala misteriosa e tenta resolver enigmas com o uso da lógica e do companheirismo. 

O modelo escape game consiste em simular uma caça ao tesouro para adultos, sendo uma atividade real e presencial. Nele, as instalações copiam ambientes reais como escritórios, quartos de hotel, elevadores e restaurantes, com móveis, utensílios e decoração similares. O grupo entra ao mesmo tempo e deve conseguir sair antes de acabar o tempo, usando a memória, raciocínio rápido, resolvendo enigmas e usando artefatos disponíveis. 

A ideia que se consolidou pelo mundo está em funcionamento no Brasil desde fevereiro em uma organização no Itaim. Segundo o representante da Fugativa (primeira companhia de escape game do Brasil), Fábio Passerini, os jogos de fuga servem como ferramentas de integração. 

“Para equipes que se encontram muito pouco, como representantes comerciais e team building para grupos locais que querem melhorar e ampliar o relacionamento interpessoal, o formato é ideal. Também pode ser utilizado em ações de marketing como ativação em lançamento de produtos, atrativo de feiras e até como atração em centros comerciais”, afirma. 

Dentre as vantagens que os escape games trazem, pode-se destacar o engajamento, a integração, o fortalecimento de laços pessoais, a identificação de potencial liderança e o mapeamento do perfil individual em situação muito próxima da real. 

Como consequência, os profissionais que participam desenvolvem suas capacidades como liderança, memória, presença de espírito e visão sistêmica. Passarini lista ainda outros benefícios da ferramenta como incentivo, motivação, recompensa e reconhecimento e diz que os planos de negócios para o segmento são promissores. 

“Estamos expandindo a ideia para outros bairros da cidade de São Paulo e também a outras cidades do estado, além de analisarmos parcerias e licenciamento para outros estados. Temos até interessados em alguns países da América do Sul que querem contratar nosso know-how”, conclui.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas