Missão, visão e valores: quais são os seus?

05/03/15 10:28
 
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Missão, visão e valores: quais são os seus?

A definição de missão, visão e valores de uma empresa está diretamente relacionada à cultura e crenças que ela tem em relação ao ambiente interno, seus funcionários e ao mercado de trabalho. Logo, explicar exatamente o que cada um destes conceitos significa é mostrar para sociedade e mercado a identidade organizacional e no que a organização acredita. 

De acordo com a consultora Rúbria Coutinho, quando um profissional começa a definir estes conceitos para a empresa, é preciso ter clareza quanto à natureza e propósitos do negócio, a razão da existência da organização, qual é sua contribuição social e o que ela pretende oferecer como valor aos acionistas, clientes e colaboradores. “Antes de tudo, porém, é preciso acreditar que a definição e o compartilhamento desses conceitos têm, na prática, um forte poder motivacional e diretivo e que precisam refletir verdadeiramente a ideologia da empresa”, explica. 

Rúbria conta que neste processo, é preciso tomar cuidado para não descrever conceitos que não representam a realidade da organização, que estejam em descompasso com a cultura ou que sejam tão genéricos que não traduzam a sua identidade. 

Além disso, outro erro comum no momento de definir os conceitos é a falta de clareza e dificuldade na tradução da declaração. “A definição desses conceitos deve levar a uma mensagem concisa e objetiva, que traduza de forma simples o seu significado. 

Declarações que não são praticadas no dia a dia da empresa impactam na percepção positiva da organização e na credibilidade das suas intenções”, comenta. 

A consultora explica que as empresas que levam a sério e praticam os seus conceitos de forma coerente conseguem construir identidade, marca e reputação para que o mercado de trabalho veja o diferencial e potencial do negócio. 

Nas palavras da especialista, definir e compartilhar esses conceitos ajuda a empresa a focar no seu diferencial competitivo e estabelecer uma estratégia que aumente sua diferença com relação aos concorrentes. 

Embora não seja uma das tarefas mais simples, este é um processo que fortalece a identidade organizacional. Por isso, as lideranças têm um papel fundamental e devem utilizar essa identidade como ponto de partida para as estratégias, além de facilitar o comprometimento da organização com algo que se sobrepõe aos interesses individuais, alinhando comportamentos, facilitando a comunicação e criando o engajamento de todos com os objetivos organizacionais. 

Por fim, Rúbria explica cada um dos conceitos, o que eles representam e como eles podem fazer a diferença dentro da empresa. Confira: 

Missão - Esta é a razão de ser da empresa, o que ela faz, por que e para quem ela existe. Ela deve representar os propósitos e as responsabilidades da organização frente a todos os públicos com os quais ela se relaciona. 

Visão -
Descreve um cenário futuro desejado pela empresa, um objetivo audacioso, porém realista. Representa um alvo que determinará a definição dos projetos e das iniciativas da empresa, a alocação adequada dos recursos e a direção dos esforços individuais e das equipes. 

Valores -
Refletem as crenças e os princípios compartilhados ao longo do tempo pelas pessoas na organização. Eles orientam as atitudes e os comportamentos dos grupos e definem o jeito de ser da organização, como a forma como as pessoas se relacionam entre elas e com o trabalho, como operam e como utilizam os recursos para atingir um propósito comum. 

O que o conjunto significa? A Missão, a Visão e os Valores orientam e inspiram a estratégia organizacional. São pilares, sobre os quais os planos da empresa são definidos e realizados. Consistem, também, em poderosos mecanismos de alinhamento interno, uma vez que fornecem senso de identidade e propósitos compartilhados.



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