5 Dicas de Empreendedorismo

29/09/16 16:03
 
Imprimir esta pagina
Texto 
5 Dicas de Empreendedorismo

Muitas pessoas têm o sonho de abrir o seu próprio negócio, contudo, para que o profissional tenha sucesso nesta empreitada, é necessário mais do que esforço e dedicação. Algumas dicas são de extrema importância e ajudarão a guiar suas ações durante essa jornada:

1. Ideia de negócio

Ter uma ideia de negócio é o primeiro passo para se tornar um empreendedor. Existem diversos segmentos de atuação e oportunidades no mercado para que sua empresa possa entregar valor e ser relevante. Pesquise profundamente a ideia, converse com pessoas próximas e com profissionais do ramo para te ajudarem a ter insights para aperfeiçoar seu projeto. O empreendedor deve pensar em soluções diferenciadas para acompanhar as tendências e se destacar. Ser inovador e ter um diferencial competitivo em relação aos concorrentes é essencial.


2. Planejamento


Este é o momento de analisar o mercado e estruturar seu negócio. Defina o público-alvo, investimentos necessários, a viabilidade do modelo de negócio, atributos diferenciais, fluxo de trabalhos, estratégias de marketing, estimativas de ROI, etc. Tome decisões embasadas usando fontes confiáveis de informação como livros, Ebooks, cursos, workshops e webinars. O bom empreendedor deve estar por dentro de tudo o que acontece em seu segmento.


3. Gestão da empresa


Manter as finanças sob controle, investir em marketing para atrair e fidelizar clientes, manter uma logística eficiente, controlar o estoque, otimizar a produtividade dos funcionários, etc. Essas e outras atividades fazem parte da gestão da empresa, e são fundamentais para o sucesso do seu negócio.
Existem diversas ferramentas de mercado que ajudam a gerenciar seu negócio, como, por exemplo: a ERP, um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização. Caso não haja verba para investir em sistemas, você pode utilizar o Excel para realizar todo o fluxo de entrada e saída, controlar seu caixa, entre outras funções.


 4. Gestão de pessoas


Sua empresa depende de pessoas para alcançar o crescimento desejado, por isso, a gestão de pessoas é essencial para atingir o sucesso. Para ter uma equipe forte, invista em relacionamento com seu público interno, principalmente em relação aos benefícios e à remuneração.
Você deve focar seus esforços em alguns pontos para motivar e aumentar a produtividade da sua equipe: Recursos Humanos para ajudar a encontrar e contratar os melhores profissionais; Benefícios para funcionários como vale alimentação, vale refeição, vale transporte entre outros, ajudam a motivar a sua equipe e a mantê-los saudáveis; É nítido que quando os funcionários têm maior acesso a benefícios nas áreas de alimentação, saúde, transporte e cultura, por exemplo, tornam-se mais motivados na hora de exercer suas tarefas no dia a dia e até mesmo no desenvolvimento de sua própria carreira. Campanhas de Incentivos para motiva-los a atingir as metas propostas e ganharem suas recompensas.

5. Alcançando o lucro


Para obter o lucro para sua empresa, além de utilizar as dicas anteriores, existem duas coisas importantes: o Pricing do seu serviço/produto e o seu Custo (fixo e variável).
O investimento em marketing ajuda muito a alavancar suas vendas quando realizado com uma estratégia bem definida e alinhada com sua empresa.
Saber onde e como investir seu capital e saber onde e como reduzir custos, fará seu lucro aumentar. Muitas vezes, podemos reduzir custos com soluções simples, como por exemplo, substituir os copos descartáveis por canecas para os funcionários; e soluções inovadoras, como oferecer vale refeição e se cadastrar no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) para que sua empresa tenha abatimento de alguns encargos sociais, como INSS e FGTS, sobre o valor do benefício na declaração anual de renda. Isso gera, em média, desconto de 34% nos impostos. Caso a empresa declare o IR por Lucro Real, há uma dedução adicional de 4% sobre a taxa.  Isso torna a entrada no PAT mais vantajosa do que pagar os vales com dinheiro, transformando-se numa economia essencial para empreendedores.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas