Calendário de impostos

22/12/14 09:50
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Calendário de impostos

Mal terminou 2014 e você já está pensando nos impostos que deverá pagar em 2015? IRPF, COFINS, ICMS, PIS, CSLL, são tantas siglas que fica até difícil se organizar. Entretanto, uma dica que pode ajudar quem quer planejar com antecedência o pagamento dos tributos que serão cobrados.

Há três maneiras de controlar a tributação, de acordo com o lucro real optado. São eles: o anual, o trimestral e o resumido. E quem estipula as datas de pagamento para cada um deles é a lei federal, com exceção do ICMS e do ISS, onde uma lei municipal determina as datas de vencimento.

Vicente Sevilha, contador e sócio da Sevilha Contabilidade, explica que os tributos podem impactar de maneira diferente as empresas. O planejamento começa por escolher o regime tributário mais vantajoso. 

“Muitas empresas enfrentam dificuldades no pagamento dos tributos, originadas em alguns casos por falta de organização e conhecimento, e outras vezes por falta de recursos financeiros. O uso de uma empresa de contabilidade pode resolver a questão em alguns casos”, explica.

Caso a empresa opte por não recolher impostos na data do vencimento, ela ficará sujeita a uma multa de 0,33% do imposto para cada dia de atraso, limitado ao máximo de 20%, e mais a incidência de juros Selic.

Além disto, o não pagamento dos impostos impede a emissão de certidões negativas, o que dificulta a contratação de linhas crédito e impede a empresa de participar de licitações ou mesmo contratos em alguns setores.

Sevilha conta ainda que a legislação prevê que a empresa que não está com os tributos em dia não pode distribuir lucros para seus sócios.

“A carga tributária brasileira já passou dos 35% do PIB, ou seja, mais de um terço de tudo que se produz no Brasil vai para pagar impostos. Para se ter uma ideia, desde 1988 – data da constituição atual,- já foram editadas mais de 310 mil normas tributárias no Brasil - um gigantesco volume de leis que as empresas devem cumprir”, adverte o contador.

Por isso, Sevilha lançou um calendário de tributos que pode facilitar a vida dos empresários. Confira:

CALENDÁRIO DE IMPOSTOS:

\tabela_impostos



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas