Planejamento realista

22/01/14 09:23
 
Imprimir esta pagina
Texto 
Planejamento realista

A cada começo de ano todo mundo traça metas que gostariam de ver cumprias ao término do período. Mesmo no mundo corporativo essa é uma realidade: muitas empresas usam os últimos dias do ano, ou os primeiros do novo ano, para estabelecer objetivos.

“Ter metas é essencial para realizar o que se quer, no entanto não basta somente pensar: é necessário fixar metas realistas, além de visualizar o que se pensa. Estudos da neurociência mostram que ao escrever suas metas as chances de realização aumentam em até 30%. Isto porque ao escrever, o seu cérebro começa a se organizar para concretizar o que está escrito”, afirma Gisele Meter, psicóloga e diretora executiva de Recursos Humanos.

No entanto, quem nunca fez uma lista de metas e terminou o ano sem cumprir nenhuma delas? Para que isso não aconteça em seu negócio, o coach Riccardo Oliveira dá dicas para que a lista de metas não fique apenas no papel.

“A primeira coisa é traçar metas alcançáveis, ou seja, não muito distantes da sua realidade. Se os desejos são megalomaníacos, a tendência é se frustrar cada vez mais ao perceber que o tempo está passando e as coisas não estão acontecendo”, afirma ele.

O especialista afirma então que, para que o planejamento seja realista é preciso observar três pontos. São eles:

1- Ter foco. Isso significa escolher o que realmente é importante para sua empresa. “O principal obstáculo para não atingirmos uma meta é ter muitas delas. Quando isso acontece, geralmente ficamos em dúvida do que fazer primeiro e acabamos desperdiçando tempo e energia em atividades que não contribuem com os objetivos”, explica Oliveira. Foco é direção, intensidade e comprometimento. Sendo assim, defina no máximo três grandes metas para o ano.

2- Definir um objetivo claro. Você deve saber com precisão aonde quer chegar, colocando os pingos nos “is”. Quanto mais específica uma meta, mais poderosa ela é. “Neste ponto de vista, ser promovido é um objetivo fraco, pois não revela qual é o cargo almejado e nem em quanto tempo se quer alcançá-lo”, exemplifica o coach. A dica é: crie suas metas sempre usando um verbo, o objeto de desejo e o tempo para que aquilo aconteça.

3- Montar um plano de ação. Fazer um planejamento é a maneira mais fácil de se alcançar um objetivo. “Defina quais ações, em sequência, são necessárias para que aquela meta seja realizada e inclua na sua rotina diária ao menos uma atividade relacionada a ela. Por exemplo, separar uma hora do dia para ler ou estudar sobre um tema específico”, comenta Riccardo Oliveira.



Envie seu comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Ticket e Gestão. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros.




Contador de páginas