Vendedores bem pagos

05/02/14 09:49
 
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Vendedores bem pagos

Tão importante quanto saber montar uma grande equipe de vendas, que vá trazer os resultados esperados e transformar a realidade de sua empresa, é saber “retribuir” o empenho desses profissionais. “Costumo dizer que todos nós gostamos de dinheiro, mas ele [o dinheiro] geralmente não é o objetivo principal em nosso trabalho. Com os vendedores, essa equação muda: o retorno financeiro é prioritário”, diz o consultor Alexandre Campanário.
De fato, a composição do pacote de remuneração de um profissional de vendas é fator altamente estratégico para qualquer empresa. É claro que no caso das PMEs o quadro ganha contornos ainda mais expressivos. “Vender não é fácil, exige muito esforço, muita dedicação. Em uma empresa pequena isso é ainda mais verdadeiro porque os desafios são inúmeros. Por isso, é preciso olhar com carinho para o esforço de vendas”.
A linha mestra de qualquer remuneração é a justiça. Não há como fazer um programa de remuneração funcionar se há descrédito generalizado em relação às métricas e compensações. O consultor é taxativo: “A remuneração mais alta tem de estar atrelada, necessariamente, a conquista de resultados mais vistosos”.
Depois, é preciso estar atento à média de remuneração do mercado e suas composições variadas (salário fixo, participação nos lucros, comissões, etc.). Essas referências são essenciais para que você seja capaz de reter os melhores vendedores e estimulá-los a buscar boas vendas. A partir de então, e após uma profunda avaliação do fluxo financeiro da empresa (para conhecer a sua capacidade de pagamento), é hora de estabelecer a sua estratégia de remuneração.
“As campanhas de incentivo também são interessantes, desde que as regras sejam bem claras e as metas, realistas. Você pode pagar as comissões em dinheiro ou não e pode decidir isso em comum acordo com a equipe. Dizem os especialistas que viagens e outros prêmios não monetários acabam por se fixar melhor na memória dos vendedores. Além das comissões e prêmios, tenha políticas claras de promoção, aumento de salários e do quadro de funcionários. A remuneração dos vendedores deve estar atrelada a bons produtos, vendas eficientes, bom atendimento e outros aspectos que garantam a retaguarda da equipe de vendas”, explica Eduardo Bom Angelo, autor do livro Empreendedor Corporativo, em artigo.
Ainda assim, vale lembrar a importância de contar com um ambiente de trabalho saudável, que ofereça oportunidades e clima de cooperação e respeito. Tais aspectos, conjugados com a remuneração correta, são poderosas ferramentas para alavancar as vendas de sua empresa.



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